É notável que a atual forma de gestão de algumas concessionárias está ultrapassada, este jeito de gerir além de ser menos eficiente, pode atingir diretamente o bolso das empresas. Luigi Carli especialista em indústria de energia elétrica e telecom da Imagem fala no seu artigo publicado no Grupo de Estudos do Setor elétrico (GESEL) da UFRJ, como a tecnologia GIS é essencial para a modernização das redes de distribuição.
O primeiro passo para a modernização de uma rede de distribuição é compreender os aspectos físicos da rede, como ela funciona e quais riscos de pane ou queda ela pode sofrer. Este mapeamento pode ser feito pela tecnologia GIS que a partir de informações georreferenciais pode detalhar os ativos, monitorar em tempo real a entrega e as equipes em campo, além de realizar uma análise auxiliando numa tomada de decisão mais rápida e assertiva.
Para Carli uma rede moderna deve ser resiliente, confiável, segura, acessível, flexível e sustentável e afirma que a tecnologia GIS tem condições de entender a situação atual da rede de distribuição e assim evolui-la, fazendo um trabalho conjunto de sistemas.
Resiliência
A tecnologia GIS consegue oferecer informações necessárias para que as decisões sejam tomas e pode inclusive prever possíveis causas de interrupções como fenômenos da natureza, tudo isso em tempo real. O GIS oferece as respostas necessárias para que as áreas que seja feita uma análise rápida, assim protegendo áreas mais vulneráveis.
Confiabilidade
Com o controle e mapeamento de todas as partes que envolvem o sistema de distribuição o GIS oferece de modo realista e de fácil entendimento para que as decisões sejam tomadas com mais confiança, pois serão mais assertivas e em menor tempo.
Segurança
Pode-se passar pela cabeça, que com tanta tecnologia o sistema pode ficar mais vulnerável a invasões, mas o GIS avalia e protege todos os equipamentos e os aspectos da rede, sabendo exatamente a localização do sensor e o que deveria estar monitorando.
Acessibilidade
Após a análise o GIS mostra qual o melhor local para instalação e o sistema do GIS pode ser acessado de desktop ou mobile, isso faz com que a rede possa ser monitorada de qualquer lugar a qualquer hora, oferecendo uma análise clara e sempre a mão.
Flexibilidade
Antes de ser instalado o GIS é feita uma análise do seu negócio e entregue a melhor solução para o seu negócio. A flexibilidade também está relacionada com o fato da ferramenta poder ser acessada de qualquer lugar, como já falamos.
Sustentabilidade
A partir das soluções e principalmente do mapeamento que é oferecido pelo GIS, as equipes são direcionadas exatamente para o local que necessita manutenção, isso auxilia na economia de tempo, dinheiro e na diminuição da emissão de gás carbônico. Nas concessionárias de energia eólica ou radiação solar, o GIS pode mapear a melhor posição para instalação dos recursos energéticos distribuídos.
É muito importante as concessionárias perceberem a necessidade de modernização das redes, nosso país tem um potencial energético enorme, mas precisa de uma gestão eficiente e atual. A tecnologia é capaz de realizar essa modernização pois ela analisa e entende o comportamento do passado, presente e futuro do sistema de distribuição.
Quer saber como a Agiltec pode evoluir o seu negócio com tecnologia GIS, entre em contato e conheça mais.