Qual o tamanho das perdas decorrentes de ligações clandestinas – os “gatos” –, fraudes e desvios de energia no período de um ano no Brasil? Segundo levantamento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a resposta é 31,5 mil gigawatts, ou a quantidade de energia necessária para abastecer um estado como Santa Catarina pelo mesmo período. Apenas no estado de São Paulo, a CPFL Paulista, registrou um crescimento de 6,31% no número de irregularidades identificadas no primeiro semestre de 2018 em comparação ao ano anterior.
As consequências das perdas são significativas tanto para as concessionárias, impactando na qualidade do serviço prestado e em prejuízos monetários, quanto para os consumidores regularizados, que acabam pagando um preço mais alto pela energia consumida.
Gestão das perdas de energia
Porém, nem todas as notícias são ruins quando o assunto é a gestão das perdas de energia. Concessionárias estão cada vez mais atentas e buscando novas inteligências para os processos de monitoramento e análise. Paralelamente, inovações são projetadas para auxiliar na prevenção de gatos, fraudes e desvios, como a solução de Gestão de Serviços de Inspeção para Recuperação de Perdas da Agiltec. Conheça todos os detalhes desta tecnologia!
Abordagem socioeconômica
Considerando que existe uma relação entre o perfil socioeconômico e o respectivo consumo de energia elétrica, a Agiltec desenvolveu uma solução capaz de analisar dados de unidades consumidoras e identificar se existe uma compatibilidade com o consumo medido. Ou seja, o objetivo é inferir o perfil socioeconômico por meio do processamento de imagens captadas via satélite das unidades consumidoras, cruzando-as a dados históricos de consumo, de inadimplência e outras informações disponibilizadas pela área de serviços comerciais.
Informações como tamanho do terreno, valor venal ou de mercado do imóvel, área total construída, existência de piscina ou aquecimento solar, por exemplo, são correlacionadas e passam a constituir a base de algoritmo para agrupar os consumidores segundo perfil socioeconômico. Isso viabiliza um monitoramento mais rigoroso de acordo com enquadramento na faixa de consumo característica de cada perfil, possibilitando a identificação de variações no consumo que indiquem perdas comerciais ou fraudes na medição.
O processamento digital das imagens é estruturado por meio de big data e machine learning, incluindo mineração de dados para o agrupamento e a classificação das unidades consumidoras. Como resultado, uma ferramenta computacional poderosa é disponibilizada à equipe de fiscalização de fraudes, permitindo a identificação, de forma autônoma e com alto índice de acerto, consumidores que estejam praticando atos ilícitos de fraude ou furto de energia.
Ineditismo
A inovação proposta pela Agiltec é inédita, tanto em termos de produto a ser obtido, quanto às técnicas aplicadas, e possui enorme potencial para revolucionar o mercado de prevenção de perdas comerciais de energia elétrica. Não há registros de soluções com abordagem semelhante no mercado, o que evidencia a preocupação da Agiltec em sempre atender às demandas dos clientes com originalidade e resolutividade.
Identificar e prevenir ações ilegais advindas de fraude ou furto de energia é um problema para sua empresa? Conheça mais detalhes sobre a solução de Determinação do Padrão de Consumo por Meio de Tratamento de Imagem desenvolvida pela Agiltec. Entre em contato conosco e agende uma conversa com um de nossos especialistas.