O Sistema de Informação Geográfica (SIG ou Geographic Information System – GIS) é projetado para capturar, armazenar, verificar, manipular, integrar e apresentar todos os tipos de dados relacionados às posições na superfície terrestre, ou seja, dados geográficos. Quando combinado com softwares, ferramentas geoespaciais e métodos de coleta de dados, ele permite realizar análises espaciais, gerenciar grandes bases de dados e exibir informações em mapas e dashboards.
O GIS permite que qualquer tipo de dado seja aproveitado, analisado e processado. Assim, ele pode ser utilizado em diversos setores, como: energia elétrica, telefonia, saneamento, logística, saúde, meio ambiente, dentre outras. Escolher as melhores regiões para a agricultura, ter respostas rápidas para problemas de tráfego e mobilidade urbana, traçar linhas de energia e planejar rotas de logística mais eficientes são apenas algumas das suas aplicações.
O GIS está ajudando a construir o futuro porque traz respostas às empresas sobre diferentes aspectos, como:
- Tendências;
- Dados sobre padrões de comportamento;
- Hábitos de consumo;
- Predição de desenvolvimento;
- Saúde pública;
- Planejamento urbano;
- Preservação ou exploração ambiental;
- Monitoramento e planejamento de áreas e de equipes;
- E mais uma infinidade de áreas.
Como ele faz isso?
Somando a inteligência espacial e geográfica ao potencial de capacidade analítica das empresas. O GIS auxilia no agrupamento, análise e, mais do que isso, na transformação de dados em conhecimento e estratégias que permitem às empresas atuar com mais inteligência competitiva.