Entregar um serviço de iluminação pública (IP) adequado é fundamental para promover a segurança em áreas urbanas aos cidadão e empresas, aumentar a qualidade de vida e melhorar as condições para motoristas, ciclistas e pedestres. O primeiro passo para que a execução de um serviço como este seja de qualidade consiste no levantamento apropriado dos ativos para uma melhor gestão, manutenção e melhorias da rede.
Para isso, é necessário saber o que efetivamente compõe a rede. Assim, é primordial estruturar uma base de dados robusta, a partir do inventário completo da rede de IP, com o mapeamento de postes e de linhas de fornecimento de energia, além do levantamento de características dos circuitos e da região. Isso é fundamental para viabilizar o controle da rede de IP dentro da área de concessão de distribuidoras e gerar serviços em campo de maneira mais assertiva.
Levantamento de Iluminação Pública
Para que este serviço seja executado de maneira efetiva, é importante contar com um parceiro estratégico no levantamento de iluminação pública. Mas você sabe o que mais é importante se avaliar na contratação deste serviço? Listamos os principais itens a serem considerados, acompanhe!
- Tempo real: as informações mapeadas respeitam as regras elétricas e estão disponíveis a qualquer momento, para qualquer tipo de requerimento e com atualizações em tempo real? Este item é fundamental para acelerar o processo de tomada de decisões.
- Integração: após o levantamento das informações e elementos, eles são vinculados, integrados e confrontados? Informações cruzadas permitem um melhor planejamento diário de cada técnico de acordo com o volume ideal de trabalho, aumentando o rendimento das equipes.
- Tecnologia: qual a tecnologia adotada pelo provedor do serviço para a entrega das informações e mapeamentos? Contar com aplicativos móveis que conversam com a plataforma desktop é uma forma de otimizar a transferência dos dados gerados.
Na Agiltec
A atuação da Agiltec no processo de levantamento e cadastro de Iluminação Pública é estruturado por meio da tecnologia de engenharia GIS (Geographic Information System). Operacionaliza-se com base em:
- Localização espacial;
- Levantamento de atributos;
- Fotografias das instalações e equipamentos de toda a área de concessão, em soluções proprietárias de aplicativos mobile e desktop. Neles, é possível capturar e receber informações, em tempo real.
O trabalho é dividido em três etapas. Começa pelo planejamento, com o estudo detalhado das áreas para levantamento de dados em campo e recorte de serviços por área. O perímetro de atuação estabelecido é enviado para a plataforma mobile do técnico que está em campo. Depois, passa pela execução, que inclui a conferência das informações, controle de produção, captura de informações e registro fotográfico detalhado e de qualidade. O técnico indica o ponto de IP por meio do GPS do equipamento mobile ou recupera a localização preexistente de cada poste. E, finalmente, termina com a avaliação e controle de qualidade. Os dados são transferidos da ferramenta mobile ao aplicativo desktop, onde são editados, validados e conferidos. Em seguida, são fechados para exportação e formalização junto ao cliente.
Assista nosso vídeo e conheça mais sobre a solução clicando aqui!
Viabilizar uma gestão de IP mais prática, econômica e eficiente, com mais agilidade ao processo de mapeamento da área de concessão e maior rendimento de trabalho das equipes é um desafio para sua concessionária? A Agiltec tem a solução! Converse com nossos especialistas para entender como podemos ajuda-lo neste processo.