O cenário revela que estamos saindo da crise. Depois de dois anos de retração, a economia brasileira cresceu 1% em 2017. O mercado está pouco a pouco se reaquecendo e as perspectivas são positivas. Daí a se deparar com uma estimativa de que uma área de negócios deve dobrar em faturamento no prazo de 5 anos pode soar otimismo demais. Mas não é! Ainda que este crescimento diga respeito a um dado global, o Brasil também vai surfar nessa onda.
O setor em questão é o de Geotecnologia. Estudo recente da MarketsandMarkets prevê que o tamanho deste mercado vai dobrar até 2023, ultrapassando 10 bilhões de dólares de faturamento, um crescimento anual de aproximadamente 9,6% entre 2017 e 2023.
Os principais impulsionadores para estes resultados serão:
- o avanço da urbanização, com o desenvolvimento de cidades cada vez mais inteligentes;
- a integração da tecnologia geoespacial com outras principais tecnologias e sistemas de BI (business intelligence);
- a crescente adoção de soluções GIS no setor de transportes.
O aumento da disponibilidade de dados, a tecnologia de nuvem e o avanço do Big Data e IoT também são protagonistas desta evolução, uma vez que os Sistemas de Informações Geográficas (SIG ou Geographic Information System – GIS) são conectados e dependem da tecnologia para melhores resultados e dados.
Afinal, o que é GIS?
O ano era 1854. Foi a primeira vez que o termo GIS foi utilizado como método científico para criar mapas. Um pesquisador inglês usou pontos no mapa residencial de Londres para traçar a eclosão da cólera[1]. Um século depois, o avanço da tecnologia permitiu integrar mais e mais funcionalidades ao GIS, até que chegamos às cifras estimadas acima.
O GIS consiste, atualmente, em uma tecnologia que integra software, hardware e serviços, projetados para capturar, armazenar, verificar, manipular, integrar e apresentar dados relacionados às posições na superfície terrestre, ou seja, dados geográficos. Viabiliza a realização de análises espaciais, gerenciamento de grandes bases de dados e a exibição de informações em mapas e dashboards.
Praticamente qualquer tipo de dado pode ser aproveitado, analisado e processado em uma aplicação GIS, o que a torna compatível com diversos setores.
Na prática
Sistemas GIS possibilitam que diferentes informações de georreferenciamento, tabulares e imagens sejam coletadas, armazenadas, combinadas e compartilhadas por meio de uma base de dados geográfica, que, posteriormente, pode ser integrada a outros sistemas corporativos, como ERP, Call Center, SCADA e Comercial.
O sistema proprietário da Agiltec em GIS, o agil-S (anteriormente conhecido como G2W+), foi desenvolvido para otimizar a gestão de ativos georreferenciados. Possui módulos e aplicativos totalmente integrados, fornecendo uma percepção holística da situação dos ativos e realizando a gestão das etapas da operação de forma precisa, minimizando erros. Conta com alto grau de segurança digital e de banco de dados, e adequada utilização de soluções de hardware e software. Empresas de diversos segmentos, como energia elétrica, telefonia, saneamento, logística e outros podem tirar proveito de suas funcionalidades.
Características do Agil-S
- Ampla utilização de soluções mobile nas aplicações de projeto de rede, operação e manutenção;
- Captura, armazenamento e disponibilização de fotos de ativos e serviços;
- Interface moderna e de fácil utilização, privilegiando a usabilidade das funcionalidades;
- Alto desempenho e disponibilidade proporcionados por uma arquitetura específica;
- Ampla utilização de regras de negócios totalmente parametrizadas;
- Base de dados íntegra com modelagem de dados voltada para as aplicações.
Como você faz a gestão integral dos ativos da sua rede?
Se ainda não conta com a solução, já parou para avaliar os impactos de implantar o georreferenciamento em suas operações? Cada vez mais, companhias de diversos setores em todo o mundo estão investindo e adotando tecnologias para incrementar suas operações e melhorar seus resultados. A hora é agora e a Agiltec pode ser a parceira que você procura. Entre em contato para conhecer as soluções e entender como você pode se beneficiar, capturar insights em tempo real e agregar valor em seu segmento de atuação.
[1] https://grindgis.com/what-is-gis/what-is-gis-definition