Em busca de aperfeiçoar e inovar o serviço de distribuição de energia elétrica, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), aprovou no último mês de agosto o aprimoramento na regulamentação referente à qualidade de desempenho da transmissão pública de energia associada às instalações em corrente contínua em alta tensão (CCAT).
A novidade proporcionará uma melhor gestão por parte das concessionárias que terão maior facilidade para operar devido a objetividade da nova norma. Além disso, se associada à tecnologia GIS (Geographic Information System), a empresa conseguirá ter informações precisas em mapas e dashboards para diagnósticos eficazes e manutenções preventivas.
Na prática, houve uma melhora na definição das Funções de Transmissão (FT). Com a criação da FT Conversora, que terá uma nova forma de aplicação da Parcela Variável (PVC). A partir desta mudança a empresa contará com isenção de 80 horas equivalentes para realização das manutenções preventivas, definida através do conceito de Duração Equivalente de Indisponibilidade (DEI) com acréscimo de 20 horas equivalentes para outras indisponibilidades, conforme estabelecido pelo Operador Nacional do Sistema (ONS).
Em função disso, a inteligência espacial e geográfica contribuirá na identificação de eventuais intempéries, por meio da coleta de dados, permitindo uma melhor visualização e conhecimento da concessionária para elaboração de estratégias e soluções rápidas.
Embora regulamentadas recentemente, as Linhas de Transmissão em CCAT seguem a Resolução Normativa n.º 729, de 2016. Mas, já foi proposta a criação de nova família de FT para as linhas de transmissão em CCAT, com fator Ko igual a 50 e Kp igual a 10, pelo fato das linhas serem extensas e aumentarem a probabilidade de desligamentos intempestivos, ou seja, essa medida ameniza os parâmetros de corrente alternada de Ko 150, sendo mantido o mesmo valor de Kp.
Agil MAN
Uma eficiente solução para combater esses desligamentos inevitáveis e recorrentes é o serviço de manutenção Agil Man, disponível em aplicativos mobile. O objetivo desta plataforma é antecipar as necessidades de manutenção de equipamentos e linhas de transmissão através de informações integradas em tempo real a uma base única de dados corporativos da empresa.
Assim, a identificação para manutenção se torna ágil e as ocorrências ficam fáceis de solucionar, mediante ao uso de imagens fotográficas das redes de ativos com linhas de transmissão danificadas.
Após passar pela aprovação do órgão regulador ANEEL, este novo regulamento entrará em vigor somente em 1 de janeiro de 2020, este período que antecede a implementação do regulamento servirá para que a ONS ajuste os sistemas computacionais, rotinas e procedimentos à nova regulamentação. Mas, poderá ser útil à sua concessionária também, uma vez que você poderá utilizar este mesmo espaço de tempo para testar a nossa Engenharia GIS em seu negócio e ver que a inteligência geográfica contribuirá em decisões rápidas e assertivas, potencializando o desempenho da empresa no mercado.
Quer saber mais sobre a tecnologia GIS e sobre como a ferramenta Agil Man pode ajudar a sua empresa? Fale com um dos nossos especialistas.