Segundo dados da ONU, o número estimado de pessoas em todo o mundo que ainda vive sem acesso à eletricidade é de quase 1 bilhão e a estimativa é que grande parte delas siga nestas condições pelos próximos anos. Um número alarmante, considerando a importância desse recurso para a vida e o progresso humano. O acesso à eletricidade torna as cidades mais seguras, viabiliza serviços essenciais como educação e saúde e gera condições para que empresas se desenvolvam. Em outras palavras, a energia é propulsora de investimentos, inovações e desenvolvimento das sociedades.
Tão importante quanto ter acesso, é fundamental preservar e usufruir da energia de maneira consciente. Inclusive, existe um dia do ano dedicado para isso: 29 de maio foi estabelecido como o Dia Mundial da Energia Elétrica, uma data simbólica para que empresas e consumidores reflitam sobre o consumo consciente deste recurso.
Eficiência Energética
O termo diz respeito à habilidade de se realizar o mesmo ou até mais com uma quantidade menor de recursos energéticos. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), trata-se de promover o uso eficiente da energia elétrica em todos os setores, maximizando os benefícios da economia e promovendo a transformação do mercado. E, ao mesmo tempo, estimulando o desenvolvimento de novas tecnologias e a criação de hábitos e práticas racionais de uso da energia elétrica.
Crescemos ouvindo a frase “o Brasil é um país rico em recursos naturais”, o que intuitivamente gera a sensação de abundância e faz com que a preocupação com o desperdício seja menor do que em outros países. Esta mentalidade, no entanto, é algo que não se sustenta em longo prazo, pois apesar da abundância, os recursos naturais são finitos.
Um relatório de 2017 da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO) revelou o tamanho do potencial de economia estimado entre os anos de 2008 até 2016. Só em 2016, o Brasil deixou de economizar algo em torno de R$ 20 bilhões, o equivalente a 47 GWh ou 10% do consumo do País inteiro. Um sinal claro de que existe espaço para que empresas e consumidores ajam de maneira mais consciente diante da energia.
Agir hoje, pelo amanhã
Na Agiltec trabalhamos todos os dias para entregar aos clientes tecnologias capazes de efetivamente promover maior eficiência energética em suas operações. Fazemos isso ao fornecer soluções capazes de agir em pontos críticos de companhias de distribuição de energia elétrica, como a gestão de ativos, gestão de perdas e atendimento às normas regulatórias da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Por meio de tecnologia de Sistema de Informação Geográfica (SIG ou Geographic Information System – GIS), viabilizamos melhorias, otimizamos e transformamos processos de empresas em resultados que refletem maior eficiência operacional e mais qualidade na entrega final aos consumidores.
Ao combinar informações atualizadas de campo, banco de dados, mapas cadastrais e sistemas de comunicação mobile, entregamos ganhos efetivos de produtividade, mais velocidade, redução de custos e melhora dos resultados.
Nossa intenção é que a conscientização propagada no Dia Mundial da Energia Elétrica se estenda para todos os outros dias do ano. Para isso, conte com a parceira da Agiltec. Entre em contato e descubra como podemos contribuir com a otimização e planejamento dos seus sistemas de distribuição de energia elétrica visando a um controle mais eficiente dos processos em busca de maior eficiência operacional.